CULTURA
AMBIENTAL EM ESCOLAS: FERRAMENTAS PARA APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
Introdução
A educação ambiental pode ser entendida
com toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes
da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas sobre
questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade
sustentável. Dessa forma, sua aplicação não se restringe ao universo escolar,
mas deve permear este para facilitar o entendimento dessas questões e suas
aplicações no dia a dia.
Uma das alternativas para a inclusão da
temática ambiental no meio escolar é "a aprendizagem em forma de
projetos". Segundo Capra (2003), essa é uma proposta alinhada com o novo
entendimento do processo de aprendizagem que sugere a necessidade de
estratégias de ensino mais adequadas e torna evidente a importância de um
currículo integrado que valorize o conhecimento contextual, no qual as várias
disciplinas sejam vistas como recursos a serviço de um objeto central. Esse
objeto central também pode ser entendido como um tema transversal que permeia
as outras disciplinas já constituídas e consegue trazer para a realidade
escolar o estudo de problemas do dia a dia.
Além disso, as atividades de
educação ambiental precisam extrapolar o âmbito escolar e promover o
aprendizado e, até, a transformação de todos nós. Segundo Nalini (2003),
proteger a natureza precisa ser tarefa permanente de qualquer ser pensante e
aprender a conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira. Não há limite
cronológico, em termos de educação ambiental, para que todos estejam em
processo de aprendizado constante. Entretanto, como a maioria dos temas
transversais, educação ambiental é um muito abrangente e a maioria dos projetos
que se propõem a trabalhar o assunto procuram concentrar-se em focos mais
específicos dentro deste grande assunto.
Neste
contexto, a Tetra Pak, empresa mundial de soluções integradas de
processamento e envase de alimentos, desenvolveu o projeto Cultura
Ambiental nas escolas com o objetivo de fornecer ferramentas para a
aplicação da educação ambiental em sala de aula com maior enfoque para a
problemática dos resíduos sólidos e as interações desse tema com os outros
abordados pela educação ambiental.
Proposta
de trabalho e material
O projeto Cultura Ambiental nas
Escolas iniciou-se com a estruturação de um kit como ferramenta para o
professor trabalhar o tema ambiental em sala de aula e interagir com os alunos.
Os materiais concebidos, então, foram um caderno voltado para o professor, uma
publicação para o aluno, um pôster de apoio com as mesmas ilustrações
utilizadas no material do aluno e uma fita de vídeo. Todos os materiais foram
desenvolvidos exclusivamente para o kit, apresentado na figura 1, e em uma
linguagem adequada para o público escolhido - estudantes do segundo ciclo do
Ensino Fundamental.
O caderno do professor trabalha
com três frentes para facilitar o entendimento sobre a temática ambiental,
sobre o trabalho com temas transversais e também com sugestões de projetos para
serem aplicados no âmbito escolar. O seu objetivo principal é ser fonte de
referência para o desenvolvimento do tema ambiental como um tema transversal,
fornecendo subsídios para o professor tanto sobre os termos técnicos e a
situação relacionada ao lixo urbano e materiais recicláveis quanto sobre uso da
transversalidade e a importância do registro do trabalho pedagógico
desenvolvido em forma de projetos, como os sugeridos na terceira parte do
caderno.
O caderno do aluno, por sua vez,
busca trazer apenas a problemática dos materiais recicláveis e a sua interação
com o meio ambiente em uma linguagem simples e com desenhos fáceis de serem
compreendidos pelo público escolhido.
O vídeo "Quixote
Reciclado", ferramenta rica de informações e com muito a ser explorado,
contextualiza o clássico de Miguel de Cervantes na problemática dos resíduos
sólidos. Os dragões e ameaças criados por Quixote são aqui transformados no
lixo criado por nós e um verdadeiro monstro agora. A trama apresenta as
alternativas para o cuidado com o lixo como a aplicação da coleta seletiva e os
processos de reciclagem para cada um dos diferentes tipos de materiais.
Recentemente, foi lançado o filme "Carbono
e Metano". O roteiro busca introduzir a temática de aquecimento global
para as crianças, apresentando um dos "vilões" do efeito estufa de
forma divetida e educativa. Assim, o filme trata de assuntos como impactos
ambientais do gás metano, suas principais fontes de emissão e formas de reduzir
seus efeitos.
A concepção do material em forma de um
kit educativo e com todas as ferramentas necessárias para a sua aplicação em
sala de aula após uma prévia preparação do professor com o próprio material,
permitiu a grande distribuição dos kits para diversas escolas de ensino
fundamental principalmente da rede pública.
Agora em sua nova fase, todo o conteúdo
foi adaptado para a internet de modo a preservar todos os conceitos do projeto,
mas ganhando todos os benefícios de escala, abrangência e interatividade que a
internet pode proporcionar.
Considerações
finais
O projeto Cultura Ambiental nas
Escolas foi desenvolvido com o intuito ser uma forma de levar conhecimento
e mostrar ferramentas para trabalhar a educação ambiental em sala de aula. O
conceito do projeto não procura mostrar um caminho fechado, que deve ser
aplicado sem modificações ou adaptações; mas, sim, possibilidades de estudo,
sugestões de projetos e formas diferentes de aplicação dos conceitos envolvidos
na temática ambiental, quando abordada de forma transversal.
Após 12 anos de projeto, é possível
afirmar que o material está muito disseminado e foi avaliado como sendo de alta
qualidade. Na maioria dos casos, o material tem sido utilizado em sala de aula,
mas a sua aplicação é potencializada quando alinhada a uma oficina de
capacitação como as que começaram a ser inseridas no projeto a partir de
2002.
Agora com a nova fase, o portal cultura
ambiental nas escolas esperamos a ampliação do número de professores que
conheçam e utilizem os materiais desenvolvidos em suas aulas, e promovam a
cultura ambiental junto aos seus alunos.
Referências
Bibliográficas
CAPRA, F. Alfabetização Ecológica: O
Desafio para a Educação do Século 21. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente
no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de
conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
NALINI, R. Justiça: Aliada Eficaz da
Natureza. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21
especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de
Janeiro: Sextante, 2003.
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